Biblioteca Multicultural Nascedouro

A Biblioteca Multicultural Nascedouro é um espaço cultural de leitura e convivência, inaugurado em outubro de 2000, e gerenciado por jovens estudantes e amantes da leitura e da arte-educação como forma de desenvolvimento humano. Encontra-se no Bairro de Peixinhos, no limite dos territórios de Recife e Olinda. Atualmente, a Biblioteca está instalada numa das dependências do antigo Matadouro de Peixinhos, hoje Nascedouro.

Os integrantes do Movimento Cultural Boca do Lixo percebiam que existia uma carência de conhecimento literário e científico, elementos fundamentais para o desenvolvimento do grupo e da comunidade. A ideia, originariamente concebida pelo sr. Caetano (poeta da comunidade – dono de um sebo), articulada aos anseios jovens desencadeou no desenho da biblioteca viva, criada para ser um ambiente de convivência com a leitura como forma de lazer e construção de conhecimentos e conquista de autonomias.

Contatos:

Avenida Jardim Brasília, S/N – Nascedouro de Peixinhos , Recife/Olinda – PE

Fone: (81) 3244-3325

bibliotecanascedouro@gmail.com

http://movimentobocalixo.wordpress.com/

Anúncios

7 pensamentos sobre “Biblioteca Multicultural Nascedouro

    • Está ainda sem orçamento destinado, pois isso, como bem sabemos é outra etapa da “luta”.

      Mas estamos indo bem, a idéia é avançar com o Plano Recifense do LIvro e da Leitura.

  1. TENHO V´RIOS LIVROS DIDÁTICOS DO 2º GRAU. AS BILIOTECAS COMUNITÁRIAS ACEITAM ESTE MATERIAL? EM CASO AFIRMATIVO COMO FAZER A DOAÇÃO?
    CLÁUDIO ROBERTO.

  2. Claudio eu não imagino o que vc fez dos seus livros que por serem didáticos as Bibliotecas comunitárias não recebem
    Estou há dois anos encaixotando livros para doar, e uma das dificuldades é que elas, em sua maioria, só aceitam livros infantis ou outros paradidáticos. A outra dificuldade é que trabalho o dia todo e só posso levar a doação dos não didáticos aos sábados e o pior já liguei para algumas e elas só atendem de segunda a sexta.Isto é triste. Mas como dizia o meu Pai “Quem quer vai, quem não quer manda.” Mude o que tiver de ser mudado nessa frase e vc verácomo se aplica ao caso.

    Fatima

    • Olá Fátima,

      A questão do transporte realmente é uma das nossas dificuldades, não temos como pegar os livros por falta de orçamento, mas estamos em 2012, buscando soluções para superar esta dificuldade. Como nossa captação de recurso é por editais públicos, e muitas vezes não conseguimos. Espero que compreendas. Já sobre os livros didáticos, as bibliotecas recebem bastante doação destes livros, é tanto que não estamos recebendo mais, pois muitas doações são livros desatualizados e de que nada servem para pesquisas atuais. Uma outra questão é que damos prioridade a literatura, pois uma das dimensões da biblioteca não é apenas disponibilizar informação, mas formar leitores críticos, e acreditamos fazer isto através da literatura, da leitura literária.

      Um grande abraço e estamos a disposição para mais conversas…
      Paz e Bem
      à Coordenação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s