Biblioteca CEPOMA

O Centro de Educação Popular Mailde Araújo-CEPOMA é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter filantrópico, social, educacional e cultural que desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na comunidade de Brasília Teimosa desde o ano de 1982, na cidade do Recife. Com uma proposta pedagógica articulada entre educação e cultura, que se traduz no princípio da aprendizagem pela prática cultural.

As linguagens dos brincantes da cultura popular são os principais enfoque do trabalho cultural desenvolvido no CEPOMA. Educação para os educadores da Entidade é pesquisar, aprender , praticar, cultivar os folguedos, as danças, a história, as manifestações da cultura popular, como maracatu, o frevo, o côco, a ciranda, o bumba-meu-boi. Nesse processo, crianças, adolescentes também aprendem as normas da boa convivência e da solidariedade, além de desenvolverem competências relacionadas à educação formal , com o aprimoramento da leitura e da escrita, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, através dos exercícios de artes plásticas, jogos teatrais entre outros. O trabalho educativo é realizado com participação e visa construir a autonomia dos adolescentes, proporcionar segurança as crianças desenvolver sua auto-estima e ampliar os conhecimentos. As estratégias centradas no desenvolvimento da concentração do ritmo, da harmonia, procuram influenciar atitudes e posturas diante da vida, referenciadas na ética, na solidariedade, orientando as relações cotidianas.

Contatos

Rua Dragão do Mar, 205, Brasília Teimosa – Recife PE – CEP:51010-110

Fone:3326-6509

cepoma@bol.com.br

cepoma.blospot.com


Anúncios

5 pensamentos sobre “Biblioteca CEPOMA

  1. Estou pesquisadno a Cultura Popular e gostaria de conhcer mais a Biblioteca CEPOMA, e seu acervo …..
    Estou pensado em visita-los no inicio na prieira semana de 2010, é possível?

    Inaldo Leite

    • Olá Inaldo,

      Poderia ligar pra Biblioteca: 34657478 – este é o telefone da mediadora de leitura. Pode ligar. no horário da manhã ou tarde.

      Abraços,
      Gabriel

  2. Olá quem me passou o contato de vocês foi Renata Holanda. Estou com uma coleção de livros chamada “Brincantes da Mata”, realizado por 3 fotógrafas ( sou uma das autoras) sobre 4 brincantes da zona da mata de pernambuco. O livro é fotográfico mas também possui um texto sobre o personagem e sobre a manifestação. Estou distribuindo para algumas bibliotecas, mas faço questão deles irem para as bibliotecas comunitárias , pois tenho certeza que será bem apreveitado . Gostaria de saber se há interesse em adquirir e se vocês podem disponibilizar alguém para pegar os mesmos.

    Abs, roberta guimarães
    roberta@imagofotografia.com.br

    • Olá Roberta,
      Interessa sim.

      No momento não temos como ir buscar, pois ainda não temos transporte.
      Moras em algum bairro próximo, de alguma biblioteca que integra a Rede? Se quiseres conferir o contato delas, estão no blog, na sessão Bibliotecas, ou pode enviar e-mails com mais detalhes, ver espaço Leitor.

      Abraços de Solidariedade,
      Gabriel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s