A Rede

A capa do portfólio da Releitura, com as informações sobre o trabalho da Rede, traz as crianças da Biblioteca Lar Memei, em Olinda

A capa do portfólio da Releitura, com as informações sobre o trabalho da Rede, traz as crianças da Biblioteca Lar Memei, em Olinda

Em abril de 2007, um grupo de quatro bibliotecas comunitárias, dentre elas duas parceiras do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, começaram a se encontrar uma vez ao mês. Inicialmente, com a perspectiva de auto-formação a partir da leitura e discussão de textos teóricos sobre as temáticas voltadas à formação de leitores; tinham consciência dessa necessidade.

Entretanto, nesses momentos, evidenciou-se a necessidade urgente de um espaço de discussão sobre a realidade de cada entidade, colocando em segundo plano o projeto original de estudo e aprofundamento teórico. Conhecer-se mutuamente mostrou para esses grupos o quão fundamental é estabelecer e manter o diálogo; compreender a realidade geral e as realidades particulares; conhecer atividades comuns (como a construção e manutenção do acervo e ações de mediação de leitura); relatar esforços e contextos específicos; discutir as dificuldades para o desenvolvimento de uma cultura leitura nas comunidades, e buscar alternativas conjuntas.

Nesses debates e identificações, percebeu-se também o quão estratégico é o conhecimento e a apropriação sobre o fazer, como intervir e controlar as políticas públicas de democratização do livro, da leitura e das bibliotecas. Questões essenciais e fundamentais no processo de formação de uma sociedade leitora.

Assim, foram realizadas reuniões mensais sistemáticas para a organização da rede. Nessa trajetória, o Centro de Cultura Luiz Freire, que já vinha estimulando essa articulação – e que também já era parceiro do Instituto C&A e de quatro dessas Bibliotecas -, coloca-se como facilitador e apoiador da Rede. E contribui para se realizar a primeira ação massiva: a campanha metropolitana de arrecadação de livros.

Para gostar de ler, precisamos de livros foi o título campanha, construída coletivamente, com um plano de distribuição e controle de arrecadação orientado pelo CCLF. Lançada em 15 de outubro de 2008, numa coletiva de imprensa, atraiu os principais meios de comunicação escrita, falada e televisionada; representantes dos escritórios regional e nacional do PNLL no Ministério da Cultura.

Então, a Rede já era integrada por oito bibliotecas – que chegaram a 11, num breve tempo, e  hoje são nove. Com elas promove ações compartilhadas em prol do acesso a bibliotecas, ao livro e à leitura literária como direito de cidadania – interna e externamente, com a parceria fundamental do Programa Prazer em ler, do Instituto C&A.

Trabalha, também a formação para gestores e mediadores de leitura das bibliotecas, através de debates, oficinas e encontros. Nesta empreitada, tem conquistado outras parcerias importantes, a exemplo da que mantém com o CEEL – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, da Faculdade de Educação/UFPE, desde 2012, pelo subprojeto “Mediadores de leitura”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

As ações em Rede mobilizam e energizam cada uma das organizações, que passa a contribuir com as ações específicas de cada biblioteca-membro e as atividades coletivas da Releitura  e da comunidade onde estão estamos inseridos, no sentido micro e macro. Exemplo disso é a realização de dois Encontros de Bibliotecas Públicas em Pernambuco, nos nos de 2012 e 2013, com parceria de outras organizações da sociedade civil e do poder público nos três níveis. E ainda, a participação ativa no Fórum em Defesa da Biblioteca, do Livro e da Leitura de Pernambuco, reativado em 2013, com vista à construção de políticas públicas de estímulo às bibliotecas, ao livro e a leitura literária.

Integram a Releitura PE (clique no nome para conhecer cada biblioteca):

 

Anote nossos contatos:

releiturape2007@gmail.com

Facebook/Releitura PE

@releituraPE

Anúncios

40 pensamentos sobre “A Rede

    • Qual das bibliotecas? No Recife, temos Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, Biblioteca do CEPOMA. Os contatos estão disponíveis no próprio Blog, no link das Bibliotecas.

      abraços

      • Disponho de livros de literatura infanto-juvenil e didáticos gostaria de doá-los. Como devo proceder?
        Entrem em contato pelo meu e-mail.

        Denise Carneiro

    • olá denise, é só entrar em contato com uma das bibliotecas da Rede…

      No blog tem o contato delas.
      Abraços!!

  1. Prezados(as) Coordenadores(as)

    Vimos através desta informar da disposição de espaço em nossa programação para veicular campanha institucional e/ou educativa, a exemplo de material já exibido em alerta ao excesso de estímulo do consumo com propagandas voltadas ao público infantil, paternidade participativa e outras. Neste caso, compreendemos haver material sobre o estímulo à doação de livros e democratização do acesso à leitura e ao livro.

    Por isso, caso a sua organização tenha material como o que foi descrito para veicularmos durante os nossos intervalos da grade, entre em contato. É necessário apenas que envie ‘spot’ ou ‘vt’, com duração de 27 segundos ou 57 segundos, e a autorização assinada para a exibição. O nosso endereço é Avenida Conde da Boa Vista, 1424 – Boa Vista – Recife/PE – Cep: 50060 – 001.

    Convidamos ainda a conhecer nosso site: http://www.tvpe.org. Nele é possível ler documento que explica princípios e normas da programação e dos programas da TVPE. Telefone para qualquer esclarecimento: 81.3183.7327 ou 81.9150.7621 (Geórgia Alves).

    Atenciosamente,
    Subscrevo,
    Geórgia Alves

    • Olá Rosana,

      Poderá entrar em contato com uma das bibliotecas e falar diretamente com um dos coordenadores, ou Mediadores de Leitura…o contato você encontra aqui no Blog mesmo.
      Um grande abraço!

    • Opa Antonio, na Bienal do Livro de PE nós vamos fazer um seminário sobre a formação de Bibliotecas Comunitárias, fica ligado e chega por lá, qualquer coisa é só mandar noticias.

      A Rede.

      • Esse seminário já tem data marcada? Pretendo fazer meu projeto de conclusão sobre bibliotecas comunitárias e essa seria uma ótima oportunidade pra conhecer mais sobre o tema.

      • estamos vendo junto a organização da Bienal, assim que sair oficialmente avisamos, blz?

  2. Prezados amigos, boa tarde. Eu tenho uma pequena livraria, e disponho em acervo de aproximadamente 300 exemplares (na maioria didáticos, paradidáticos e apostilas de concurso/pré vestibular, além de uma enciclopédia larousse com 22 volumes) o qual gostaria de doar para vocês, para que redistribuam entre as bibliotecas que tiverem mais carência desse tipo de material. Favor entrar em contato.

    • Opa Arthur, eu te agradeço muito mais as bibliotecas da Rede trabalham só com livros literários, eu te agradeço muito pelo contato e quando tiver livros literários ficaremos felizes em receber as doeações

      um abraço

      A Rede.

    • Da onde vocês são?

      Maravilha!
      Nos reuniremos dia 18/11, às 14hs, no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda – PE.

      Abraços!

      • Somos do bairro da mangueira, ficamos um bom tempo sem internet e so agora podemos fazer contato.

  3. Tenho alguns livros para doar e gostaria de saber o endereço e telefone de alguma biblioteca comunitária em Olinda-PE.
    Grata,

  4. bom dia, gostaria de saber se a blblioteca de voces rebem doações de livros usados. obrigado pela atenção.

    • Recebe, sim, Cintia. Vc pode escolher um das bibliotecas da Rede mais próxima ou de mais fácil acesso para vc. Na coluna da direita no blogue há a relação das oito bibliotecas comunitárias que integram a Releitura. Clique e ao pé do perfil vc encontrará o endereço. Obrigada.

    • Somos uma rede integrada por 11 bibliotecas, Viviane. Estamos em diferentes locais do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e, mais recentemente, Abreu e Lima.
      Na coluna à direita, no blogue, no alto da página tem a relação das bibiliotecas. Clique em cada uma e terá os endereços e telefones para contato.

      Obrigada pela visita e pelo interesse.

  5. Olá, gostaria de sugerir uma página de contato neste site, com as informações de contato dos responsáveis pela Rede. Queria pedir autorização para uso de imagens publicadas neste site. Estou fazendo um trabalho sobre bibliotecas comunitárias no Brasil. Obrigada!

    • A rede tem gestão compartilhada, Ana. Os GTs de Articulação e de Comunicação são responsabilidades comuns a duas pessoas: Fábio Rogério/Biblioteca Amigos da Leitura e Isamar Santana/Biblioteca Cepoma. Os contatos estão no perfil de cada biblioteca, no alto da coluna à direita da página principal; e tbm na página sobre a rede, que agregamos já atendendo sua gestão, obrigada.

      Quanto às imagens do blogue, elas são de livre uso, desde que citados os devidos créditos: do Releitura PE/bibliotecas e dos autores das fotos, quando houver.

      Bom trabalho, obrigada pelo contato e apareça sempre.

      Abs.

  6. Parabéns pelo belíssimo trabalho de incentivo a leitura. Queria saber se vocês aceitam doação e livros didáticos usados. Se sim, onde eu poderia entegrar os exemplares que tenho, que tenho do 5 ao 8º ano. Acrescento que todos estão em perfeito estado de conservação, pois minha filha e bastante cuidadosa.

  7. Tenho muitos livros de psicologia, alguns clássicos. São edições antigas. Necessito doa-los. Vocês podem me ajudar?

    aguardo uma luz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s