Dez anos tecendo essa rede…

A Releitura está se organizando para sistematizar as experiências acumuladas pela rede em dez anos para poder compartilhá-las. A iniciativa se insere no Programa Prazer em Ler (PPL), do Instituto C&A, e acontece em todo o Brasil. Aqui, em Pernambuco, a Releitura tem um diferencial: é pioneira entre as redes de bibliotecas comunitárias do país e anterior ao próprio programa do Instituto C&A. Essa semana, o pessoal das várias bibliotecas que compõem a rede se reuniram em um Círculo de Cultura, para lembrar a trajetória e elencar conquistas, desafios e aprendizagens.

A ideia da atividade, que está acontecendo em todo o país,  é que as bibliotecas comunitárias que fazem parte do PPL participem de um processo colaborativo, que contribua na consolidação e disseminação do legado do Programa e,
da mesma forma, se torne um ativo da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) com vistas à formação de novas bibliotecas e redes locais no país.

Neste processo, cada rede tentará analisar o contexto e momento histórico em que suas experiências se desenvolveram; situações particulares que tornaram as experiências possíveis; resultados  gerados a partir das ações; percepções, interpretações, intuições e emoções dos integrantes; entre outros aspectos. Tudo isso resultará em uma publicação na qual a diversidade das experiências vividas pelas redes de bibliotecas comunitárias em todo o país poderá ser disponibilizada e servir como modelo para outras experiências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s